História

No dia vinte e seis de Novembro de dois mil e três no hotel Vanguarda da cidade da Guarda, nascia o nosso clube, Guarda Desportiva Futebol Clube. Fundado por :
- Albino Bárbara
- Ana Oliveira
- Ângelo Saraiva
- António Dias
- António Oliveira
- António Pissara
- Carlos Aragonês
- Carlos Silva
- Carlos Pissarra
- Daniel Esteves
- Fernando Bento
- Joaquim Carreira
- Jorge Pires
- José Abrantes
- José Carvalho
- José Ribeiro
- José Igreja
- José Oliveira
- Liliana Moreira da Silva
- Luís Oliveira
- Luís Martins
- Luís Venâncio
- Manuel Monteiro
- Maria Antunes Lopes
- Maurício Vieira
Este foi o grupo de Guardenses que decidiu criar um clube, com uma visão de futuro um objetivo claro de promover e desenvolver o desporto da nossa cidade. Era seu objetivo conseguir construir um clube digno e com uma entidade bem vincada que dignificasse o espiríto e vivências da nossa cidade. Desde então a Guarda Desportiva Futebol Clube tem vindo a promover o desporto junto dos jovens da cidade, vilas e aldeias concelhias.
Depois de um período de interregno desportivo e administrativo a Guarda Desportiva Futebol Clube, no ano de 2020 retoma a sua atividade desportiva e em 2022 consegue o seu maior feito desportivo, tendo-se sagrada Campeã da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol da Guarda, conseguindo o apuramento para o Campeonato de Portugal e Taça de Portugal.
Duas décadas depois a nossa Cidade terá um Clube representativo nos Campeonatos Nacionais, ou seja um reerguer da mística dos Guardenses, finalmente de volta aos grandes palcos desportivos no que diz respeito aos campeonatos de Futebol Senior.
Aliado a este grande feito a sua direção entendeu reeorganizar administrativamente o clube e constituir uma nova estrutura desportiva e a eleição dos novos órgãos sociais.
Uma História que ainda agora começou e que pretendemos que seja uma história de toda a Cidade.
#TODOS JOGAM
Estádio
No que diz respeito às nossas infra-estruturas a Guarda Desportiva Futebol Clube no ano de 2022 cria a " Casa do Atleta", um espaço onde consegue albergar um conjunto de atletas com vista ao seu melhoramento desportivo e de alta competição. Este espaço conta com mais de 17 suites, nutricionistas, fisioterapeutas, elementos de equipa técnica e quadros de excelência que permitem a melhoria da performance individual dos desportistas.
À data de hoje utilizamos o Estádio Municipal da Guarda, campo relvado com as dimensões e iluminação oficiais para jogos da Federação Portuguesa de Futebol, contando ainda com uma capacidade para 10 000 visitantes repartidos por duas bancadas centrais, uma coberta e outra descoberta, dois ginásios e um campo de treinos no complexo do Zambito (relvado sintético), todos eles cedidos amavelmente pela Câmara Municipal da Guarda, no âmbito do protocolo de cooperação desportiva da cidade.